Há anos tenho o privilégio de conspirar com José Pacheco, por uma educação cidadã, solidária, humanizadora.

Entre os anos de 2005 e 2006 vivi meses em Portugal para pesquisar, estudar de perto, aprender naquela que foi a obra de toda uma vida desse português valente: o projeto da revolucionária Escola da Ponte que provou que a utopia é realizável. Tínhamos em comum, especialmente, o referencial de Freinet e o acreditar numa Pedagogia Libertadora.

Voltei ao Brasil e junto com bravos colegas, iniciamos, em 2007, o projeto Casa de Saberes, da Escola Estadual Hegésippo Reis, que saiu de baixo para ostentar, em 2017, o IDEB mais alto do estado do RN: 7.1. Em 2015 começamos o “Esquina do Conhecimento, na Escola Estadual de Tempo Integral Dr. Manoel Dantas, que saiu de um IDEB 2.5 em 2013 para 5.8 em 2017.

Na segunda-feira(19), Pacheco chegou a Natal e foi do aeroporto direto para a nossa Escolinha. Foi recebido pelas crianças que apresentaram a Escola, o projeto e como trabalham.

Em seguida conversamos com representantes de cinco escolas de Natal – três delas onde nunca trabalhei – mas que dialogam por uma educação na mesma direção. Lá também estiveram convidados de outras instituições e pais de crianças da Manoel Dantas, num encontro lindo.

FDD6E7EE-F24D-49B6-B658-B9D8FB84509A

No outro dia fui à Escola de Governo, ouvi-lo pela “milésima” vez e há sempre algo novo. Prestigiei o lançamento do seu mais novo livro que começa a circular, fui ouvir as perguntas e os comentários de colegas educadores. Fiquei cheia de esperança. Gratidão. Avante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s