Ontem estive em Caicó, realizando palestra durante a abertura da Jornada Pedagógica 2024. Para um auditório lotado, na ocasião abordei sobre o direito de aprender que é fundamental para todos os estudantes. Destaquei que a escola pública que desenvolve um projeto pedagógico voltado para o sucesso escolar dos estudantes desempenha um papel essencial na redução das desigualdades educacionais.

Construímos a ideia de que é necessário um entendimento por parte dos professores e de todos os profissionais que atuam na escola de que as desigualdades só podem ser reduzidas quando se garante o direito de aprender a todos os estudantes de forma igualitária.

No âmago do projeto pedagógico da escola são valorizadas a diversidade, a equidade e a inclusão como princípios fundamentais. A diversidade é reconhecida como forma de enriquecimento do processo de partilhar saberes e de acesso ao currículo formal, permitindo que diferentes perspectivas e experiências sejam consideradas e valorizadas.

A equidade é um princípio que busca garantir que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades de aprender, levando em consideração suas necessidades individuais. Isso significa que devem ser adotadas estratégias e recursos que visam atender às demandas específicas de cada estudante, buscando reduzir ou eliminar as barreiras que possam dificultar acesso ao conhecimento.

Já a inclusão é quando os estudantes, independentemente de suas características individuais, se sentem acolhidos e incluídos no ambiente escolar. Isso implica em práticas pedagógicas e condições estruturais que garantam a participação e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes, sem discriminação ou exclusão.

Ao promover o direito de aprender por meio de um projeto pedagógico que engloba diversidade, equidade e inclusão, a escola pública cumpre o seu papel de contribui para a formação de cidadãos preparados para a vida. É um esforço coletivo que exige o comprometimento de todos os envolvidos, visando proporcionar uma educação de qualidade que promova a igualdade de oportunidades para todos os estudantes.

A competente equipe da Secretaria Municipal de Educação de Caicó, liderada pelo Secretário Sérgio André de Araújo e a sua adjunta, professora Maria de Lourdes Silva.

Deixe um comentário