Estou muito feliz, de verdade! É bom demais ver o material didático do Projeto de Alfabetização e Letramento das Escolas do Rio Grande do Norte (ProAle), idealizado em minha gestão na secretaria de educação do estado, chegar a todas as escolas, estaduais e municipais, dos 167 municípios do RN. Foi um momento importante aquele dia 3 de junho de 2017, quando lançamos o ProAle e assinamos o Termo de Cooperação com o Governo do Estado do Ceará, representado pelo então secretário de Educação, Idilvan Alencar, na presença de um auditório formado por secretários de educação dos municípios potiguares, professores e técnicos. O Termo assegurou a cessão dos direitos para a reprodução do material didático e formação/consultoria pelos técnicos do Ceará, sem ônus para o RN.
Quando deixamos a SEEC/RN o processo ficou em fase final de tramitação para o material seguir para a gráfica. O recurso, oriundo de um Termo de Compromisso com o Governo Federal, do ano de 2017, já estava disponível em conta para ser feito o pagamento de uma tiragem para atender a 100% dos municípios.
Pena que o trabalho não começou em 2019, mas vale o ditado popular: “antes tarde do que nunca”. O material de Leitura e Escrita foi elaborado pelo Governo do Estado do Ceará e o de Matemática pelo Governo do Estado de São Paulo, ambos cederam os direitos de reprodução para o RN, o que viabilizou o projeto por um investimento bastante acessível, reduzido ao custo da gráfica. Por ser um valor tão baixo, o projeto é viável mesmo quando não contar com recursos de pactuação federal, basta que observemos o que às vezes se GASTA com certas publicações sem sentido e comparar com o valor do contrato para o material do ProAle, o número de livros das coleções destinadas aos professores alfabetizadores, além dos livros para cada aluno, a abrangência do projeto e os impactos… Não há o que se discutir.
Em tempo: achei estranho no material não constar a logomarca do Governo Federal junto com as outras, tampouco menção, no texto de apresentação ou na página da ficha técnica, ao ente que transferiu os recursos para viabilizar a impressão do material, mas a gestão deve ter uma explicação. Será que o estagiário esqueceu ou o estado, na última hora, resolveu bancar o projeto sozinho?
Finalmente, dedico essa conquista das crianças do RN aos críticos de pouca fé para que aceitem a realidade. Não fiz gestão de fotografias para as redes sociais, mas marcada por muito trabalho, em pouquíssimo tempo, deixando um legado de realizações para o presente e o futuro da Educação do meu estado.
Torcendo sempre pela Educação do nosso Estado!!!O legado da Profa Doutora Cláudia Santa Rosa é visível!!!Copiem que dá certo!!!Vale a dica!🎓🔝🍀✍
CurtirCurtir
Muito obrigada pelos apoios de ontem e de hoje que você nos ofertou. Avante!
CurtirCurtir
Parabéns comadre, a sua participação na Educação do RN, é e sempre será de muita importância para todos os potiguares.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigada. Juntos somos mais fortes. 🙏🏻
CurtirCurtir
É chover no molhado dizer que a educação do RN neste século se divide em antes e depois de Cláudia Santa Rosa. Uma potência!!!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
CurtirCurtir
Fico sensibilizada com sua avaliação. Fizemos o nosso melhor. Obrigada.
CurtirCurtir
Grande trabalho feito com planejamento e ações concretas na rede estadual de Educação. Momento produtivo com foco pedagógica nos resultados da aprendizagem dos alunos! Dentro das condições de orçamento apertado a Educação floria!
CurtirCurtido por 1 pessoa
É verdade! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
CurtirCurtir