Orgulho me define. Coisa mais linda foi presenciar, na última sexta-feira (21), as famílias das crianças da Escola Estadual Dr. Manoel Dantas a defenderem o projeto “Esquina do Conhecimento”. Sem palavras!

Nesses 30 anos de atividades na Educação já vi de tudo um pouco: da falta de ética e moral questionável de gente que se diz educador ao autoritarismo escancarado de quem se serve do cargo que ocupa, temporariamente, para se fazer poderoso e agir pavimentando o caminho para concretizar projetos pessoais. Fico a pensar: isso tudo é tão feio quanto grotesco.

Não esperem de mim posicionamentos de quem se entrega a uma cegueira dominada por outrem. Há décadas estudo, em profundidade, as obras humanísticas e pedagógicas de professores libertadores. Pesquisei em duas escolas que me fizeram olhar à educação diferente da maioria e tento vivenciar tudo que aprendi nos projetos que tomo parte.

Sim, posso dizer que todos os dias enfrento minhas próprias debilidades, mas é muito bom perceber que, junto com equipes compostas por colegas éticas, venho conseguindo entregar sementes de formação cidadã aos filhos dos trabalhadores. Melhor ainda é ver que esses trabalhadores compreendem o que acontece e as transformações decorrentes de um jeito sério de fazer escola pública de qualidade.

Em 2008 defendi uma tese de doutorado em educação, afirmando que a ponte para a escola pública de qualidade tem quatro pilares: projeto, equipe, liderança e famílias. Na última sexta-feira, quase 12 anos depois, minha tese revelou o seu vigor, mais uma vez, na prática: as famílias disseram não ao autoritarismo, não à burocracia que asfixia os projetos educacionais, disseram não à falta de ética, disseram sim ao projeto da Escola, disseram sim à equipe gestora que o trouxe até aqui. Finalmente, as famílias disseram que estão prontas para a luta.

 

2 comentários em ““Estamos prontos para a luta”

  1. A Lição de autonomia das crianças e o envolvimento e credibilidade das famílias é fruto da implementação e autonomia do Projeto Político Pedagógico. Minha admiração a Equipe Escolar da Escola Manoel Dantas pelo trabalho lindo e exitoso que vem desenvolvendo frente a Esquina do Conhecimento. Parabéns pela luta Cláudia e equipe, superações!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s