Bom dia!

Em nome do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, Senhor Robinson Faria, cumprimento todas as autoridades aqui presentes e já destacadas pelo cerimonial.

Cumprimento o meu marido Hélio Santa Rosa, companheiro de quase 28 anos, e, através dele, saúdo nossos familiares e os amigos generosos que vieram nos prestigiar.

Uma saudação especial à professora Eleika Bezerra Guerreiro para estender meus cumprimentos aos professores e professoras, aos servidores públicos que atuam, cotidianamente, na construção de uma escola pública decente.

Cumprimento, também, os profissionais da imprensa que tanto contribuem com o controle social dos bens públicos.

Finalmente, o meu respeito aos pais e mães de estudantes e declaro, aqui, todo carinho para as crianças que presenciam este momento. A vinda de vocês ajuda a não esquecermos qual é a principal razão de estarmos aqui.

Nossa, gente! Lá se vão mais de 26 anos que ingressei na rede estadual. Tenho orgulho de dizer que desde sempre finquei os dois pés na escola: por muitos anos fui professora dos anos iniciais e por tantos outros assumi coordenação pedagógica.

As minhas conquistas profissionais, verdadeiramente, não foram poucas. Alcancei quase tudo que almejei, mas resta o principal: saber que todas as crianças e jovens têm sucesso acadêmico. Talvez a minha maior frustração, até os dias atuais.

Assumir a titularidade da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte é uma honra, sou grata ao Governador Robinson Faria pelo convite, pela confiança e respeito, por me garantir as condições para uma gestão como deve ser: comprometida com os estudantes, centrada no cumprimento de metas e resultados, o que, verdadeiramente, dispensa amadorismos e velhas práticas que tanto mal já fizeram à educação. A escola pública requer ações urgentes, balizadas pela competência técnica dos que assumem papéis fundamentais, do órgão central até às salas de aula.

Relutei, é verdade, afinal de contas o “frio na barriga” seria inevitável. Pensei: “Será que é razoável me afastar de todos os compromissos atuais para enfrentar a complexidade de uma secretaria gigantesca? Ora, estou envolvida com importantes projetos, através do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), integro a assessoria técnica da Comissão de Educação Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Natal e coordeno o Esquina do Conhecimento, projeto político-pedagógico da Escola Estadual Dr. Manoel Dantas, tudo em andamento, num fazer próximo da tranquilidade.”
Confesso: a vontade de fazer mais pela escola pública pesou para o desfecho que nos trouxe aqui. Resolvi enfrentar todos os receios, medos, dúvidas, incertezas. Preferi acreditar no tempo da transparência, da ética, da decência que todos clamam, independentemente de posições ideológicas. Desejo, de verdade, fazer uma gestão com os servidores da Educação e sempre a pensar naqueles que necessitam de uma escola pública que funcione, que responda às suas necessidades de aprendizagens.

Afirmo: dedicarei todas as minhas energias à tarefa de ajudar a qualificar a educação do Rio Grande do Norte.

Urge que pensemos naqueles que necessitam de uma escola que funcione com regularidade e excelência, que responda às suas necessidades de aprendizagens. Já sei que este não é um horizonte próximo, mas estou certa de que a escola pública precisa ser acarinhada por toda sociedade para que se torne forte e vigorosa. É uma convocação aos que estão aqui e a tantos outros.

Muito Obrigada!

Cláudia Santa Rosa

Discurso de posse como Secretária de Estado da Educação e da Cultura do RN, no dia 3 de maio de 2016, no Centro de Convenções de Natal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s