Em instantes seguirei para um compromisso na Cidade do México, atendendo a um convite do Banco Mundial para participar do “Seminário sobre Estratégias para Reduzir o Abandono Escolar no Ensino Médio”.
O evento é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação Pública do México e o Banco Mundial. A programação consta de três partes: na primeira será apresentado um diagnóstico sobre o abandono escolar e quais as características do “movimento contra o abandono”; na segunda parte serão apresentadas características dos programas para fortalecer as habilidades sócio-emocionais e as habilidades cognitivas básicas e por fim, a terceira parte será destinada à apresentação de uma proposta de intervenção no México.
O objetivo do Seminário é gerar um espaço para o intercâmbio de ideias, conhecer mais a fundo as intervenções em andamento, bem como debater e apresentar uma estratégia de avaliação de impacto acerca do método e sua influência na tomada de decisões, tanto no México quanto em outros países da América Latina.
A presença do Rio Grande do Norte em tão importante evento decorre do Banco Mundial ter identificado o compromisso da atual gestão de elevar a qualidade do ensino médio ofertado aos quase 102 mil jovens matriculados na rede estadual.
Com índice de 12,3% de abandono escolar, conforme o Censo escolar do ano de 2014, o RN tem apresentado um declínio significativo, considerando que em 2010 era 20,4%. Entretanto, o desafio permanece tanto quanto tem sido o de elevar a qualidade, pois é necessário que os alunos permaneçam na escola, mas com chances reais de alcançarem êxito em suas trajetórias.
Veremos o que o México e outros países latinos têm a nos ensinar.
Artigo escrito em junho de 2016.